Licenciatura em
Educação Básica
Língua Portuguesa e
Tecnologias de Informação e Comunicação
Docentes: Maria do Rosário Rodrigues
Tiago Falcoeiras
Discente: Miriam
Pereira
Reflexão
Final
Na unidade curricular de
Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação foi solicitado
pelos professores como elemento de avaliação a elaboração de uma reflexão
individual acerca de todo o trabalhado realizado ao longo do semestre.
Relativamente à
expectativa que tinha em relação à UC, de facto, não era muito elevada, pois já
no ano anterior tive uma outra unidade curricular sobre as tecnologias e por
isso achei que seria praticamente a mesma coisa.
A parte mais teórica
lecionada pelo professor Tiago Falcoeiras foi pertinente para esclarecer alguns
conceitos relacionados com as TIC e como estas, de uma forma bem utilizada,
contribuem para a aprendizagem das crianças. No que diz respeito à parte mais
prática lecionada pela docente Mª do Rosário Rodrigues também foi importante,
pois fiquei a conhecer muitas ferramentas, disponíveis na Internet e gratuitas,
que podemos abordar junto das crianças.
Como futura profissional da educação acredito que
tenho de motivar as crianças, que têm contacto cada vez mais cedo com as
tecnologias, e ir ao encontro dos seus interesses para mantê-las mais
ativas/dinâmicas utilizando ferramentas que me ajudem a fazê-lo e essas
ferramentas vão ser cada vez mais tecnológicas. É importante que caminhe na
direção do desenvolvimento da sociedade, que esteja atualizado e formado para
dar resposta aos alunos, pois, as tecnologias cada vez mais têm vindo a tomar
conta do mundo e tem sido um instrumento quase como imprescindível para os
alunos. A sociedade em geral habituou-se que o método de ensino seja
habitualmente o mesmo, o professor dá as aulas e cabe ao aluno estar a ouvir,
acabando esta prática por desmotivá-lo. Assim, cabe ao professor fornecer
outros métodos de ensino e explorá-los.
As ferramentas
apresentadas por ambos os docentes são importantes para desenvolver a Língua
Portuguesa, mas não só, pois são ferramentas que podem ser utilizadas para
trabalhar vários conteúdos, adquiri materiais, técnicas e formas para mais
facilmente “chegar” às crianças, através de tarefas relacionadas com histórias,
contos, vídeos animados, jogos, etc.
Achei bastante útil falar
da importância da televisão, porque é um aparelho que quase todas as crianças
têm em casa, e é uma boa ferramenta, por vezes esquecida nas escolas, para
explorar diversos conteúdos a partir de programas televisivos do interesse das
crianças. A televisão pode revelar-se uma excelente ferramenta de trabalho,
isto sem mencionar a Internet e as suas múltiplas funções.
Consegui ter uma noção das
diversas atividades a realizar com as crianças e a melhor forma de o fazer. Das
quais posso mencionar as que realizei com mais agrado e que de certa forma me
despertaram mais atenção, como a escolha de um jogo educativo online adequado
à criança, história em vídeo através do PhotoStory, no geral realizei
todas as tarefas com interesse e agrado.
Como pontos negativos posso salientar o facto de certos trabalhos serem mais fáceis de elaborar e dar a nossa opinião se ocorressem depois do estagio, a nível dos conteúdos abordados na UC, e das
metodologias utilizadas não tenho nada a apontar e relativamente a uma sugestão de aprofundamento temático
não tenho nada a acrescentar.
De um modo geral, fiquei
surpreendida com a UC, apesar de no início não ter grandes expectativas, pois
mostrou-me muitas ferramentas que podem ser utilizadas em contexto educativo e
como podem ser bastante úteis no ensino-aprendizagem.
Sugiro que de futuro as
atividades se mantenham, pois revelaram-se bastante interessantes e úteis tanto
a nível pessoal como profissional.
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