sábado, 14 de janeiro de 2017

Reflexão final- Miriam Pereira




Licenciatura em Educação Básica
Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação
Docentes: Maria do Rosário Rodrigues
Tiago Falcoeiras
Discente: Miriam Pereira




Reflexão Final

Na unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação foi solicitado pelos professores como elemento de avaliação a elaboração de uma reflexão individual acerca de todo o trabalhado realizado ao longo do semestre.
Relativamente à expectativa que tinha em relação à UC, de facto, não era muito elevada, pois já no ano anterior tive uma outra unidade curricular sobre as tecnologias e por isso achei que seria praticamente a mesma coisa.
A parte mais teórica lecionada pelo professor Tiago Falcoeiras foi pertinente para esclarecer alguns conceitos relacionados com as TIC e como estas, de uma forma bem utilizada, contribuem para a aprendizagem das crianças. No que diz respeito à parte mais prática lecionada pela docente Mª do Rosário Rodrigues também foi importante, pois fiquei a conhecer muitas ferramentas, disponíveis na Internet e gratuitas, que podemos abordar junto das crianças.
Como futura profissional da educação acredito que tenho de motivar as crianças, que têm contacto cada vez mais cedo com as tecnologias, e ir ao encontro dos seus interesses para mantê-las mais ativas/dinâmicas utilizando ferramentas que me ajudem a fazê-lo e essas ferramentas vão ser cada vez mais tecnológicas. É importante que caminhe na direção do desenvolvimento da sociedade, que esteja atualizado e formado para dar resposta aos alunos, pois, as tecnologias cada vez mais têm vindo a tomar conta do mundo e tem sido um instrumento quase como imprescindível para os alunos. A sociedade em geral habituou-se que o método de ensino seja habitualmente o mesmo, o professor dá as aulas e cabe ao aluno estar a ouvir, acabando esta prática por desmotivá-lo. Assim, cabe ao professor fornecer outros métodos de ensino e explorá-los.
As ferramentas apresentadas por ambos os docentes são importantes para desenvolver a Língua Portuguesa, mas não só, pois são ferramentas que podem ser utilizadas para trabalhar vários conteúdos, adquiri materiais, técnicas e formas para mais facilmente “chegar” às crianças, através de tarefas relacionadas com histórias, contos, vídeos animados, jogos, etc.
Achei bastante útil falar da importância da televisão, porque é um aparelho que quase todas as crianças têm em casa, e é uma boa ferramenta, por vezes esquecida nas escolas, para explorar diversos conteúdos a partir de programas televisivos do interesse das crianças. A televisão pode revelar-se uma excelente ferramenta de trabalho, isto sem mencionar a Internet e as suas múltiplas funções.
Consegui ter uma noção das diversas atividades a realizar com as crianças e a melhor forma de o fazer. Das quais posso mencionar as que realizei com mais agrado e que de certa forma me despertaram mais atenção, como a escolha de um jogo educativo online adequado à criança, história em vídeo através do PhotoStory, no geral realizei todas as tarefas com interesse e agrado.
Como pontos negativos posso salientar o facto de certos trabalhos serem mais fáceis de elaborar e dar a nossa opinião se ocorressem depois do estagio, a nível dos conteúdos abordados na UC, e das metodologias utilizadas não tenho nada a apontar e relativamente a uma sugestão de aprofundamento temático não tenho nada a acrescentar.
De um modo geral, fiquei surpreendida com a UC, apesar de no início não ter grandes expectativas, pois mostrou-me muitas ferramentas que podem ser utilizadas em contexto educativo e como podem ser bastante úteis no ensino-aprendizagem.
Sugiro que de futuro as atividades se mantenham, pois revelaram-se bastante interessantes e úteis tanto a nível pessoal como profissional.

Sem comentários:

Enviar um comentário