domingo, 15 de janeiro de 2017

Reflexão final - Inês Garcia



Licenciatura em Educação Básica
Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação
Docentes: Maria do Rosário Rodrigues
Tiago Falcoeiras
Discente: Inês Garcia






Enquanto futura profissional de educação e enquanto atual estudante universitária, compreendo que as TIC estão bastante presentes no mundo da educação, possuindo várias ferramentas que contribuem, ou não, para o mesmo. A Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação, permitiu-me perceber como utilizar algumas funcionalidades computacionais em prol do trabalho com crianças e do trabalho individual que por vezes me é solicitado.
Sempre tive como objetivo futuro implementar as TIC nas aprendizagens transmitidas às crianças, esta UC permitiu-me adquirir várias ferramentas e ter conhecimento de novos recursos que poderei utilizar futuramente.
Estas ferramentas permitiram explorar atividades com a Língua Portuguesa de uma maneira mais lúdica e ativa, através do brincar e do jogar, e utilizar recursos que fazem parte das tecnologias que as crianças mais utilizam e que tanto atenção recebem pela parte das crianças.
Através desta UC, e a nível pessoal, consegui uma maior exploração de ferramentas
online. Estes meios poderão ser úteis no futuro, dado que não tem qualquer custo, são de fácil acesso e estão facilitadas a nível visual e nas suas funções. Ao nível da formação académica, estas ferramentas podem auxiliar bastante deste que sejam bem trabalhados, que conheçamos a maioria das suas funcionalidades e que saibamos trabalhar para atingir os objetivos pretendidos.
As ferramentas trabalhadas nas TIC tornaram-se mais interessantes que as reflexões escritas realizadas ao longo do semestre. As temáticas abordadas nestes textos foram de extrema importância, no entanto, dependendo dos gostos dos adultos e coincidindo com os gostos das crianças, os trabalhos lúdicos, como os jogos pesquisados e realizados, e as atividades programadas, demonstraram-se mais interessantes e desafiantes. No entanto, todas as atividades, tanto os jogos práticos como as reflexões,
contribuíram para a minha formação e para uma melhor perceção do mundo das TIC, como também transmitiram futuros materiais de trabalho, aos quais poderei recorrer enquanto profissional de educação.
De um modo geral, os conteúdos trabalhados atingiram os objetivos pretendidos no programa na UC. No entanto, de maneira e não se perder o gosto pela construção de um projeto, deviam ser pesquisadas e utilizadas ferramentas com mais funcionalidades e conteúdos, dado ainda que a dificuldade de exploração seja superior, estabelece-se uma relação de curiosidade sobre os meios utilizados e facilita-se o processo de colocação dos projetos em prática.

Sem comentários:

Enviar um comentário