segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Actividade com a televisão



Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação
Maria do Rosário Rodrigues
Tiago Falcoeiras
Inês Garcia
Miriam Pereira 



"WAll-E"
O filme escolhido pelo grupo que é adequado ao 1.º e 2.º ciclo chama-se “WALL-E”. Este estreou em 2008, é um filme de animação americano produzido pela Pixar Animation Studios e foi dirigido por Andrew Stanton. Tem mais ou menos 1 hora e 40 minutos e é adequado para o 1º e 2º ciclo. Este filme foi premiado com o Golden Globe Award de Melhor Filme de Animação.
“WALL-E” é um filme que retrata a história de um robô chamado WALL·E. Este foi criado no ano de 2100 para limpar a Terra que estava coberta de lixo. Um dia chegou até perto dele uma outra robô, chamado EVA, por quem WALL-E se apaixonou, e quem segue para o espaço numa aventura que mudou o seu destino e o destino da humanidade. 
A maioria dos personagens não possui uma voz humana, comunicando apenas por linguagem corporal e sons que lembram vozes, criadas por Ben Burtt. Além disso, é o primeiro filme da Pixar a ter segmentos com atores reais.

As potencialidades deste pequeno excerto de filme para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa são as seguintes:
·         Ao ver este excerto os alunos podem aprender novas palavras;
·      Com o visionamento do filme as crianças conseguem-se lembrar dos temas estudados com maior facilidade, por exemplo a reciclagem;
·         A observação é sempre mais rica do que apenas ouvir falar do conteúdo.

“O vídeo é capaz de favorecer esta contextualização, uma vez que, abre possibilidades ao aluno de observar os temas estudados em diferentes contextos, ou mesmo, ver e ouvir sobre o assunto em estudo”. (Bottentuit Junior e Serra, 2010, p.70) 

As metas curriculares utilizadas nas duas atividades escolhidas para se realizar com o público alvo são as seguintes:

  • Planificação de texto: objetivos, organização segundo a categoria ou género, registo, organização e desenvolvimento de ideias;
  • Expressão de sentimentos, ideias e pontos de vista;
  • Textualização: ortografia, acentuação, pontuação e sinais auxiliares de escrita; construção frásica (concordância, encadeamento lógico); coesão textual (retomas nominais, substituições por sinónimos e expressões equivalentes e por pronomes, ordenação correlativa dos tempos verbais, conectores); marcadores discursivos; vocabulário específico;
  • Texto de características expositivas, texto de opinião.
   As atividades que trabalham a Língua Portuguesa e que podemos  fazer com os alunos são: 
   Escrita:

  • Que objetos é que o Wall-E encontra?
  •  E que objetos vocês gostariam de encontrar? Porquê?
  • Se estivessem no lugar do Wall-E como é que se sentiriam naquele ambiente? O que fariam para mudá-lo?
  • Dando a vossa opinião, elaborem um texto em que expliquem como é que o nosso planeta Terra poderia ficar como no excerto?
Oral: 
  • Em conjunto, os alunos da turma devem imaginar e dialogar o que é que acontece depois do WALL-E levar a planta para sua casa e fazerem uma "encenação só falada" da história final.    
   Os alunos comandam a produção do texto, no conteúdo e na forma, devem fazer adequações na produção e com a leitura final devem mudar o seu tom de voz para cada personagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário